A coloração dorsal das relas pode variar bastante consoante os substracto, temperatura e humidade, podendo ir desde o verde intenso e o verde claro, até cores mais raras como o, castanho escuro, o amarelo e o cinzento.
NOME CIENT�FICO
CARACTER�STICAS
Espécie arbórea, cabeça mais larga que comprida com focinho curto e arredondado. Olhos proeminentes, com pupila horizontal elíptica e iris dourada. Tímpano pequeno, mas bem visível. membros compridos, com discos adesivos nas pontas dos dedos. Membranas interdigitais relativamente bem desenvolvidas nas patas posteriores. Pele dorsal muito brilhante e lisa com coloração geralmente verde. Banda escura nos flancos que se estende desde o nariz através do olho, do tímpano até à base das patas posteriores. A pele do ventre tem aspeto mais granulosos e cor esbranquiçada ou amarelada.
Hyla arborea
A dieta dos adultos inclui invertebrados diversos como aranhas, moscas, formigas, pequenos escaravelhos, percevejos, e centopeias. As larvas são herbívoras e detritívoras.
Prefere zonas húmidas com abundante vegetação devido aos seus hábitos trepadores. ocorre desde o nível do mar até aos 1800m
Encontra-se distribuida por quase toda a europa. em Portugal por quase todo o território continental em núcleos populacionais fragmentados. No sudeste é geralmente substituida pela sua congénere H. meridionalis.
Portugal: LC (Pouco Preocupante)
Espanha: LC (Pouco Preocupante)
Mundo: LC (Pouco Preocupante)